quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"Nós Fazemos assim há 307 anos"

Neste 07 de setembro de 2011, Dia da Independência do Brasil, as festividades em Morro Vermelho começaram cedo e se estenderam ao longo de todo dia.

Os moradores e visitantes foram acordados as 4h ao som da Sociedade Musical Santa Cecília de Morro Vermelho, queima de fogos e repique de sinos, na tradicional "Matina".

As comemorações seguiram ao longo do dia com Celebrações Eucarísticas, Batizados e Desfile dos Mascarados.

Às 18h aconteceu a última Celebração Eucarística do dia, presidida pelo Frei Demerval Reis Soares Filho, seguinda pelo encerramento da Novena.

Às 20h a Sociedade Musical Santa Cecília de Morro Vermelho subiu ao palco para  sua retreta. Executando os dobrados: "Janjão", "Saudades da Minha Terra" e "1° Grupo de Aviação Embarcada". Saudando os visitantes e devotos de Nossa Senhora de Nazareth.

Às 21h a Cavalhada conduzindo a bandeira de Nossa Senhora de Nazareth chegou à Praça da Matriz, onde foi recebida com salva de palmas, repique de sinos e queima de fogos. A Sociedade Musical Santa Cecília de Morro Vermelho executou o Hino Nacional. Os dois Embaixadores entraram no recinto e encenaram a disputa entre Mouros e Cristãos pelo controle da Península Ibérica. O Mastro foi erguido ao som da valsa Nossa Senhora de Nazareth, composição de José Rodrigues Pinheiro (In memorian). Aconteceu a segunda embaixada. Depois os dois exércitos entrelaçaram fitas coloridas no mastro, símbolo do acordo de paz entre os dois reinos. Os cavaleiros, agora unidos, encenaram  um "8" (símbolo da união entre os dois reinos) e uma "meia-lua" (início de uma amizade crescente), aconteceu um espetáculo pirotécnico (queima dos deuses pagãos), e os Cavaleiros se despedem da multidão com lenços brancos (um pedido de paz). Todo isso acontece ao som de músicas do início do século XVIII, peças únicas e de grande importância para a cultura Nacional. O Mastro foi deixado erguido no centro do Adro da Matriz simbolizando as novas fronteiras do Cristianismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário