terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dia de Santa Cecília

Neste 22 de novembro de 2011, que todos os músicos, inspirados no exemplo de Santa Cecília, elevem seus corações a Deus e usem o dom da Música para louvá-Lo.

Que Santa Cecília olhe por cada um que escolheu a música para encantar o mundo.

Santa Cecília, Rogai por nós!!!

Oração a Santa Cecília

Ó Gloriosa Santa Cecília,
apóstola de caridade,
espelho de pureza e modelo de esposa cristã!
Por aquela fé esclarecida,
com que afrontastes
os enganosos deleites do mundo pagão,
alcançai-nos o amoroso conhecimento
das verdades cristãs,
para que conformemos a nossa vida
com a santa lei de Deus e da sua Igreja.
Revesti-nos de inviolável confiança
na misericórdia de Deus,
pelos merecimentos infinitos
de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Dilatai o nosso coração, para que,
abrasados do amor de Deus,
não nos desviemos jamais
da salvação eterna.
Gloriosa Padroeira nossa,
que os vossos exemplos de fé e de virtude
sejam para todos nós um brado de alerta,
para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus,
na prosperidade como nas provações,
no caminho do céu e da salvação eterna.
Assim seja.
fonte: http://www.paroquias.org/oracoes/?o=184

Oracao do Músico

“Deus todo poderoso, que nos deste a vida, os sons da natureza, o Dom do ritmo, do compasso e da afinação das notas musicais, dai-me a graça de conseguir técnica aprimorada em meu instrumento, a fim de que eu possa exteriorizar meus sentimentos através dos sons.
Permiti, Senhor, que os sons por mim emitidos sejam, capazes de alcançar nossos irmãos perturbados, de curar doentes e de animar os deprimidos e que sejam brilhantes como as estrelas e suaves como o veludo.
Permiti, Senhor, que todo ser que ouvir o som de meu instrumento sinta-se bem e pressinta a vossa presença.” Amém!
fonte: http://www.exsurge.com.br/oracao/textos%20oracoes/oracaodomusicocatolico.htm

domingo, 20 de novembro de 2011

Festa de Santa Cecília & 307° Aniversário

O Distrito de Morro Vermelho Celebrou neste domingo, 20 de novembro de 2011, a festa de Santa Cecília, Padroeira da Música. E nada melhor do que escolher essa data para marcar os 307 anos da Sociedade Musical Santa Cecília de Morro Vermelho.

Neste último domingo do tempo comum, quando a Igreja celebra a Festa de Cristo Rei, foi escolhido para lembrar daquela que é, por devoção católica, a protetora da Música, Santa Cecília, cuja festa é no dia 22 de novembro.

As festividades começaram as 16h e 30min, na Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, com Celebração Eucarística presidida pelo Padre José Evair e participação especial dos membros da Sociedade Musical Santa Cecília de Morro Vermelho, seguida de Procissão de Santa Cecília pelas ruas do Distrito. No retorno a Matriz a banda executou a marcha "Muitos Anos de Vida", em homenagem aos seu 307 anos.

A festa foi encerada com o "Café com a Banda", servido na sede da Sociedade, aos músicos e a todos da comunidade que participaram das festividades.



HOMENAGENS

"Não haveria sentido na Celebração dos 307 anos da Banda se não fosse a dedicação dos músicos que dão a esta Sociedade a importância que ela tem"

Foi com esse espírito que neste dia três músicos foram homenageados pela sua dedicação e empenho junto a Sociedade Musical Santa Cecília de Morro Vermelho.

O Baixista Nildo de Jesus Leal foi homenageado pelos seus 50 anos de dedicação a Banda, completados em 2010.

O Regente e Bombardinista José Leal Pinheiro foi homenageado pelos seus 50 anos de dedicação a Banda, completados em 2010.

E o Clarinetista José de Assis Morais foi homenageado pelos seus 70 anos de dedicação a Banda.

Essas pessoas são exemplos de quem dedica sua vida ao Amor à Música. 

VIação Cipó

O Distrito de Morro Vermelho foi destaque do programa Viação Cipó deste domingo, 20 de novembro de 2011.

O programa da TV Alterosa (SBT), exaltou as tradições do distrito, suas belezas naturais, sua diversidade artesanal e a culinária singular.

Foram destaques importantes tradições culturais e religiosas, como a Cavalhada Nossa Senhora de Nazareth e a Sociedade Musical Santa Cecília de Morro Vermelho, exaltada como a banda mais antiga do Estado de Minas Gerias.

O Programa Viação Cipó, (domingo 10h, com reprise aos sábados 9h) apresentado por Otávio di Toledo, viaja o Estado de Minas Gerais, mostrando a sua riqueza e diversidade cultural.

Acesse aqui o site do programa.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Revivendo o Passado: 300 anos de História

A data de 19 de setembro de 2004 tem uma grande importância na História da Sociedade Musical Santa Cecília de Morro Vermelho.

Neste dia bandas de toda região se reuniram no Distrito de Morro Vermelho para comemorar os 300 anos de existência desta Sociedade

O Evento contou com cinco bandas convidadas: Sociedade Musical Santa Cecília de José Brandão-Caeté; Corporação Musical  Estrela de São João de Santa Luzia; Corporação Musical Nossa Senhora Mãe de Deus de Roças Novas-Caeté; Sociedade Musical Santa Cecília de Barão de Cocais; Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição de Raposos. Além da anfitriã Sociedade Musical Santa Cecília de Morro Vermelho.

Vinculada a Cavalhada Nossa Senhora de Nazareth desde suas primeiras apresentações, a Banda de Morro Vermelho não possui uma data específica para a sua fundação, sendo adotado o ano de 1704 em função da chega dos portugueses na região e início das apresentações da Cavalhada.

Detentora de tradições de origem Portuguesa, como a "Cavalhada" e a "Contra-Dança", preserva ainda costumes religiosos, com peças em latim apresentadas em conjunto com o Coral Santa Cecília.

Tendo sua História pautada pelas tradições que eram repassadas de "pai para filho", não possuia partituras ou documentos em escrito. Os músicos se reuniam principalmente para as celebrações religiosas como a Semana Santa e  a festa  de Nossa  Senhora de Nazareth, de 30/08 a 08/09.

Ao longo dos anos a Banda foi evoluindo e ganhando características mais organizadas, passando a ter ensaios periódicos, e aumentando o número de componentes. o que trouxe a necessidades de que as músicas passassem a ser escritas em partituras.

Por volta da década de 1940 a banda adquire seus primeiros instrumentos, dando a possibilidade de quem não tinha condições de ter um instrumento próprio poder participar da banda.

Passando à condição de Pessoa Jurídica, com o nome de "Sociedade Musical Santa Cecília de Morro Vermelho, teve o seu primeiro Estatuto aprovado e publicado no jornal "Minas Gerais" no dia 20 de dezembro de 1977, sendo a Diretoria empossada no dia 08 de janeiro de 1978, composta por: Presidente: Silvio Pinheiro Neto; Secretário: Agostinho Marques Viana; Tesoureiro: Lino Eugênio; Diretor: José Leal Pinheiro; Conselho Fiscal: Paulo Robson de Morais, José de Assis Morais. Passando assim a receber doações de instrumentos do Estado e do Município e adquirindo as características atuais.
Na imagem acima, durante a apresentação nas comemorações de seus 300 anos, sob a Regência de José Leal Pinheiro, contando com a ilustre presença de José Rodrigues Pinheiro (In Memorian) à esquerda do palco